Em direção à Índia

temperos

A culinária da Índia explora muito bem os temperos e sabores das plantas e ervas, e o resultado são comidas extremamente aromáticas e com muita cor. A maioria dos pratos é preparada com frango ou legumes, pois quase a totalidade dos indianos é vegetariana. Entre os temperos, não pode faltar pimenta, semente de mostarda, cominho, cúrcuma (também conhecido como açafrão), gengibre e alho, além do curry, que já é bastante utilizado em alguns pratos no Brasil.

Nas refeições indianas, os principais ingredientes são arroz, grão de bico e atta, uma farinha integral. Entre os pratos mais tradicionais, está o dhal, uma sopa preparada com lentilha, ervilha ou feijão, que pode ser servida em uma caneca ou na tigela. A samosa é um pastel indiano, e pode ter diversas combinações de recheio, como purê de ervilha com milho, proteína de soja com legumes ou ricota. O pulao, normalmente o prato principal, é um arroz com limão espremido e o subji complementa a refeição, com legumes e vegetais cozidos.

Na Índia é comum fazer as refeições sem talheres. Os alimentos são consumidos com as próprias mãos, e o chapatis – tipo de pão feito sem fermento, serve como uma colher para envolver as porções de subji e pulao.  Como acompanhamento, o chutney está sempre presente nas refeições indianas. É um molho doce e apimentado, que pode ser feito de maçã, tomate, abacaxi ou manga, o mais tradicional.

Anúncios