Seu prato ideal

Na última sexta-feira (04), o departamento de saúde pública da Universidade de Harvard publicou um novo estudo sobre como deve ser dividido o seu prato para ter uma vida saudável.

O novo estudo substitui a pirâmide utilizada por nutricionistas nos últimos anos e traz uma novidade: a (quase) ausência de leite e seus derivados.

De acordo com o estudo, você deve fazer o seu prato considerando as seguintes diretrizes:

  • Metade do prato deve conter frutas e vegetais. Quanto mais cores, melhor. As opções fritas, como batata ou banana frita, não contam.
  •  Separe um quarto do prato para cereais integrais. Não basta ser cereal (como arroz), tem que ser integral. Macarrão integral também é uma opção. A regra é: quanto menos industrializado, melhor.
  • Coloque uma proteína de qualidade em um quarto do seu prato. Pode ser peixe, frango, castanhas variadas ou grãos, como feijão ou lentilha. Os ovos também estão incluídos nesta divisão, mas algumas pessoas podem ter que restringir o consumo a três gemas por semana. O ideal aqui é diminuir ou eliminar o consumo de carne vermelha. De acordo com o estudo, este hábito reduz as chances de câncer de colo de útero, doenças cardíacas e também de diabetes tipo 2.
  • Use óleos vegetais no preparo dos alimentos. A sugestão são os óleos de canola, soja, milho e girassol. Diminuir a quantidade de manteiga reduz a ingestão de gordura trans pelo organismo.
  • Tome água, café ou chá. O ideal é consumir estas bebidas com pouco ou nenhum açúcar. De acordo com a pesquisa, o ideal é reduzir o consumo de leite e laticínios para uma porção diária, pois, segundo o estudo, este tipo de alimento aumenta os riscos de câncer de próstata e de útero. Sucos prontos e refrigerantes possuem uma alta quantidade de açúcar e praticamente nenhum nutriente, por isso, o ideal é que eles sejam banidos do cardápio.
  • Faça exercício. De acordo com o estudo, manter uma atividade física frequente é metade do caminho andado para manter-se no peso ideal. A outra metade é manter uma alimentação saudável que vá de encontro à sua necessidade calórica diária.

A figura abaixo ilustra exatamente como deve ser nossa alimentação. Para ler o estudo completo e saber mais sobre o assunto, clique aqui.

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