Meu doce mel

Mel

A sua vó com certeza tem uma mistura infalível com mel. Seja para curar uma gripe ou para fazer uma receita deliciosa, o mel agrega diversos nutrientes para deixar a sua dieta ainda mais saudável.

Ele pode ser usado como acompanhamento na granola, com iogurte, nas frutas, cereais e até para adoçar o cafezinho e sucos, por isso é um ótimo substituto do açúcar. Além de adoçar duas vezes mais e com menos calorias (uma colher de chá de açúcar tem cerca de 40 calorias, comparado com 25 calorias da mesma medida de mel), este ingrediente fornece diversos nutrientes, entre eles potássio, ferro, sódio, cobre, fósforo, zinco, selênio, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, além de vitaminas A, E, C. Ufa! Como se não bastasse tudo isso ainda é bom para a pele, para o cabelo…. A lista é enorme!

Nas feiras de Curitiba, o Apiário Manosso é um dos produtores que vende mel e própolis para seus clientes. A família já está na segunda geração de produtores, e  produz mel silvestre desde 1975 em uma propriedade em Campo Largo.

Quer incluir o mel no seu cardápio? Dá uma olhada nesta receita e delicie-se!

Pão de mel

Ingredientes:
100 g de açúcar mascavo
100 g de manteiga ou margarina
250 g de mel
120 g de ovos
900 g de farinha de trigo
6 g de bicarbonato
2 g de canela em pó
2 g de cravos em pó
2 g de gengibre em pó
2 g de noz-moscada em pó
1g de sal

Modo de Preparo:
Numa tigela bata com uma espátula o açúcar mascavo com a manteiga até emulsionar bem. Acrescente o mel e os ovos e misture. Junte a farinha, o bicarbonato, a canela, o cravo, o gengibre, a noz-moscada e o sal e misture. Cubra a tigela e deixe a massa descansar por 30 minutos. Numa superfície lisa, abra a massa com 5 mm de espessura e corte no formato de sua preferência. Coloque numa assadeira e leve ao forno médio (180°C) até dourar. Retire do forno, deixe esfriar e decore a gosto.

Anúncios