Manjericão: a base para um molho delicioso

pesto

O post de hoje conta com uma participação especial. Gustavo, um italiano que veio por amor para o Brasil, descobriu no molho pesto uma forma de unir a paixão pela cozinha e um business aqui na terrinha.

O Il Basílico ainda está começando em Brasília e se expandido para o resto do país, mas o nosso italiano conta um pouquinho sobre este molho que faz sucesso combinado não só com macarrão, mas também com petiscos, saladas, frango grelhado….

O “Pesto Genovese”, como diz a palavra, é um molho tipico da Liguria, região do norte da Itália. Na sua versão tipica é uma mistura de manjericão, pinoli, alho, azeite extra virgem, queijo pecorino (de leite de cabra) e queijo parmesão. Mas existem variações e esse molho maravilhoso também pode ser feito com tomate seco ou rúcola e usando nozes no lugar do pinoli. Algumas dicas muito importantes:

  • Use queijo pecorino e parmesão refrigerados! Aqueles que ficam fora da geladeira nos supermercados formam um um líquido amarelo que estraga o sabor e o queijo;
  • Use exclusivamente azeite extra virgem;
  • Se quiser um molho mais “leve”, reduza a quantia de alho e tire o “coração verdinho” dele;
  • As melhores massas para acompanhar este molho são o tagliolini (massa comprida) ou trofie (massa curta), outras opções são o gnocchi ou penne.

Esses molhos são ótimos também com queijo coalho, petiscos, peito de frango ou de peru, saladas e pão assado.

Bom apetite!

Gustavo Urbano Blasetti – Il Basilico – vendas de molhos típicos italianos

e-mail: ilbasilicobrasilia@gmail.com

tel.: 61 8347-3295

Anúncios