Faça seu intestino funcionar

Peppers falling into Water

O intestino é o órgão responsável pela limpeza do nosso organismo e seu funcionamento adequado influencia diretamente no bem-estar da pessoa. É através dele que se dá a absorção de nutrientes e eliminação de toxinas em excesso no organismo, para um controle correto e adequado do peso com proveito para todos os demais órgãos do corpo.
Antigamente, ao tempo da Grécia antiga, o intestino era visto como o órgão mais importante do corpo humano e responsável por acusar os primeiros efeitos das emoções, de modo que sob pressão ou tensão é o intestino que dá o alerta físico da situação adversa. O chamado “frio na barriga” quando se leva um susto é sentido no intestino antes mesmo do coração acelerar, e é por isto ele era tido como o centro das emoções.
Se o seu intestino anda meio preguiçoso o melhor é dar mais atenção ao seu funcionamento adequado para alcançar o conforto desejado, o que poderá ser feito através de mudanças elementares no seu dia a dia.

A seguir, veja três dicas bem simples para que você faça seu intestino funcionar bem:

  1. A primeira é acrescentar fibras nas suas refeições, do tipo solúvel e insolúvel. A fibra solúvel é responsável por aumentar o tempo de digestão no estômago, que dá maior saciedade, e a fibra insolúvel aumenta o tamanho do bolo fecal e reduz o tempo de trânsito intestinal, prevenindo a constipação ou prisão de ventre e aumentando a absorção de água. A fibra solúvel é encontrada nos legumes, leguminosas, frutas e aveia enquanto que a insolúvel está presente nas verduras, nos grãos integrais e em seus derivados.
  2. A segunda é hidratar-se bem, pois as fibras quando estão no intestino só conseguem se transformar em bolo fecal com a presença de água. Por isto, se você comer fibras, mas não beber água o seu intestino ficará mais preso, razão pela qual deverá tomar água com frequência durante o dia.
  3. A terceira é não se esquecer da atividade física diária, pois o intestino é um músculo, que assim como os demais músculos do corpo precisa de exercícios para manter-se forte. A atividade física diária promove movimentos adequados para o intestino se movimentar e ainda libera adrenalina que estimula seu funcionamento. Você deve ter notado que as três dicas apresentadas são coisas simples mas que funcionam muito bem quando fazem parte do nosso dia.

Portanto, alimente-se com fibras solúveis e insolúveis, hidrate-se com frequência e não deixe para amanhã o exercício de hoje, e em breve seu intestino deixará a preguiça de lado para desenvolver bem sua atividade, oferecendo-lhe uma qualidade de vida que não tem como ser alcançada de outra forma.

Andréa Vieira Pereira Coradine
Nutricionista CRN 4009

Magrass
R. Barão de Guaraúna, 111 – Alto da Glória
(41) 3077.2457

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