16º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Que tal se programar para curtir um festival gastronômico em Minas Gerais?

Chefs nacionais e internacionais são esperados em Tiradentes, de 23 de agosto a 1º de setembro, durante a 16a edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Parte deles participará dos tradicionais festins. Esta edição conta com 14 chefs, sendo nove brasileiros e cinco internacionais.

Os festins acontecem nas noites de sexta e sábado, nas pousadas Villa Paoulucci e Brisa da Serra. Nos dias 23 e 24 de agosto, os jantares são dedicados ao Brasil, promovendo o encontro da gastronomia de dois estados e um banquete especial com a nova geração de chefs mineiros. Já os dias 31 de agosto e 1o de setembro, são dedicados à gastronomia latino-americana, com a participação de renomados profissionais da Argentina, Colômbia, Equador e México.

SABOROSOS ENCONTROS

Um dos atributos dos festins que geram grande expectativa no público é a surpresa pela sinergia de diferentes culturas. Paraná e Bahia estão distantes no mapa, mas suas receitas e ingredientes farão parte de um único menu nas mãos dos premiados chefs Celso Freire (Zea Mais, Paraná) e Tereza Paim (Casa de Tereza, Salvador). O mesmo acontecerá com Mato Grosso e São Paulo, com os chefs Ariani Malouf (Mahalo, Cuiabá) e Benny Novak (Ici Bistro, São Paulo); e Distrito Federal com Rio Grande do Sul, com William Chen Yen (Brasília) e Carla Tellini (Bah, Porto Alegre). Um jantar especial festeja a nova gastronomia mineira, com a participação dos chefs Felipe Rameh, Leonardo Paixão e Henrique Gilberto.

Na programação internacional, este ano, os festins dão enfoque à gastronomia latino-americana contemporânea. Foram convidados os chefs Fernando Rivarola (Argentina/Buenos Aires); Juan Manuel (Colômbia/Bogotá); Maurício Acuña (Equador/Quito); e Bruno Oteiza e Gerard Bellver (México/Cidade do México).

Na foto, o chef Henrique Gilberto.

Anúncios