Miojo, nem morta!

Aqui na Manjericão a gente realmente não gosta de miojo. Na verdade, ele mal entra na categoria comida. Convenhamos, a textura é estranha, o gosto é ruim, não é nutritivo. Há sim algumas justificativas para o consumo desse macarrão terrível, e se você acredita nelas, tudo bem, este é um país livre. Mas nós vamos combater todas!

“Fica pronto em 3 minutos” inquestionável, mas outras coisas totalmente mais gostosas ficam prontas em 5.
“Só suja uma panela” inquestionável também, mas outras receitas se orgulham desta mesma vantagem.
“É barato” inquestionável de novo, mas outras coisas são baratas e alimentam melhor.
“Resolve meu problema porque só preciso comer” a mais inquestionável, de longe. Mas, se você come por obrigação, nosso site não faz muito sentido, né? :)

foto

Carne? Alecrim? Tomate? Ingredientes selecionados? Só na embalagem!

Pensando em tudo isso, a Revista Manjericão vai dar início à categoria “miojo, nem morta!”. Nela você vai encontrar receitas rápidas, fáceis, com poucos ingredientes e que sujem pouca coisa.

Começamos com uma receita de molho que resolve a sua vida de várias formas. Você pode colocar ele no pão, na torrada, na salada, no macarrão, combiná-lo com frango, carne, peixe e outras infinitas possibilidades.
O famoso pesto tem também a vantagem de ser um molho cru, o que te economiza uma panela. Vamos para a receita:

Pesto

Molho Pesto

1 maço de manjericão fresco
1 dente de alho
30 gramas de pinole (pinole é caro e difícil de achar. Pode trocar por nozes)
30 gramas de queijo parmesão ralado na hora
400 ml de azeite de oliva

Amasse todos os ingredientes com um pilão, juntando o azeite aos poucos e colocando por último o parmesão. Menos tradicional, mas bem funcional: use o liquidificador ou o processador, sempre no botão pulsar. Quanto mais você bater o molho, mais amargo ele vai ficar, então deixe a velocidade alta e bata por pouco tempo. Já troquei o manjericão por rúcula e fica bem gostoso também. Como sou muito fã de alho, geralmente coloco dois dentes médios.

Já falamos sobre pesto no site, e você pode ler mais sobre o molho aqui.

Anúncios