Miojo, nem morta! | Macarrão com queijo e limão

Hora de mais uma receita fácil, gostosa e rápida pra você desistir da ideia de almoçar um miojo e comer comida de verdade. Dessa vez, vamos fazer uma receita com molho cru, mas que fica uma delícia. A receita original é do Jamie Oliver, mas demos uma alterada por aqui. De qualquer forma, devidamente creditada, valeu, Jamie!

Hoje a sugestão é pra quem gosta de macarrão, queijo, limão e manjericão (alguém não?). O molho, assim como o carbonara, leva ainda gema crua, que parece estranha na hora do preparo, mas aceite que sim, ela cozinha com o calor do macarrão.

Vamos lá:

macarrao-manjericao-queijo

Ingredientes
Macarrão
1 gema
Mais ou menos 70 gramas de queijo parmesão
Azeite de oliva
1 limão siciliano
Manjericão fresco
1 dente de alho
Sal
Pimenta

Modo de preparo
Rale o parmesão fino. Em uma bacia coloque o queijo, a gema e três colheres de sopa de azeite de oliva. Coloque também o suco e as raspas do limão, cujas quantidades vão ficar ao seu critério. Eu coloco, para essa quantidade, mais ou menos o suco de meio limão e uma colher de sobremesa rasa de raspas. Misture tudo e tempere com o sal e a pimenta. Separe as folhas de um macinho de manjericão e amasse com um pilão até formar uma pasta. Deve render mais ou menos meia colher de sopa. Coloque-o também na bacia. Pique bem picadinho um dente de alho e junte com o molho. Quando o macarrão estiver cozinhando, coloque a bacia de molho sobre a panela, só pra aquecê-lo com o vapor. Depois de cozido, coloque o macarrão na bacia, misture tudo e prontinho. Uma dica é não escorrer totalmente o macarrão. Um pouco da água do cozimento ajuda a formar o molho.

Anúncios