Cuidado com o açúcar!

bolo-de-chocolate

Quando perder peso está além da dieta e da atividade física, muita gente precisa recorrer aos processos cirúrgicos. A cirurgia bariátrica é um deles, e requer cuidados bem especiais durante o pós-operatório. Fraqueza, náuseas, vômitos, diarreia, dor de barriga, sudorese, taquicardia, dor de cabeça e sensação de desmaio são alguns sintomas da Síndrome de Dumping, que é caracterizada pela rápida passagem dos alimentos do estômago para o intestino.

A nutricionista Maria Paula Carlini Cambi afirma que a síndrome não tem cura, e acontece com esses pacientes principalmente por causa da ingestão da sacarose. “Nem todos desenvolvem a Síndrome de Dumping e, para evitá-la, é importante não consumir doces nos primeiros seis meses do pós-operatório”, recomenda.

A Síndrome de Dumping pode ser precoce, quando acontece logo após a ingestão da sacarose, ou tardia, de três a quatro horas após o consumo. A nutricionista enumera alguns dos alimentos que devem ser evitados: os gordurosos, como o chocolate, que também contêm açúcar, e os ricos em carboidratos, como pães, arroz e massas.

Mesmo após a cirurgia, é importante lembrar que o estômago continua a ser um órgão elástico e é capaz de aumentar de tamanho. “Essa elasticidade pode facilitar a vontade de comer mais. Por isso, é fundamental fazer uma reeducação dos hábitos alimentares, acompanhada por nutricionista, e praticar atividade física regularmente”, considera.

Anúncios