Bolo de pistache amor

Todo mundo tem suas receitas infalíveis. Uma das minhas é um bolo de pistache. Existe a possibilidade de que eu tenha conquistado de vez meu namorado com esse bolo, e hoje eu já não sei direito se ele fica mais feliz quando me vê, ou quando vê o bolo prontinho e cheiroso.
A receita é super fácil de fazer, fica pronto rapidinho e é incrivelmente delicioso. O preparo original eu vi no site da Caramelodrama, mas fiz minhas adaptações – fica aqui o nosso agradecimento ao pessoal de lá!

A receita que vou passar aqui é a da foto que postamos no Instagram! Detalhe: eu geralmente sirvo o bolo sem cobertura, mas já fiz duas que ficaram uma delícia. Nessa da imagem, misturei doce de leite com creme de leite (a quantidade vai de gosto, vá misturando e provando até fica o quão “suave” você preferir) e finalizei com uma pitadinha de canela. Também já derreti açúcar com suco de limão siciliano, e ficou excelente.

bolo de pistache

Bolo de pistache amor
115 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
¾ de xícara de açúcar branco refinado
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de pistaches triturados fininhos (esse pistache tem que ser o não salgado, sem casca. Tem no Mercado Municipal aqui em Curitiba. Eu trituro bem no processador, mas acho que o liquidificador deve funcionar. O preço desse pistache não é dos mais agradáveis mas, acredite, vale a pena!) DETALHE: eu sempre separo um pouco dos pistaches antes de triturar e faço assim: a maior quantidade, deixo bem fininha no processador. Os outros, eu trituro menos, para ficarem alguns pedacinhos no meio do bolo.
¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de fermento em pó
½ xícara de leite integral

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno em 180º e unte duas formas de bolo inglês. Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo. Continue batendo e adicione os ovos, um a um, o extrato de baunilha, e bata por 2 minutos na velocidade alta. Em um recipiente, misture a farinha de trigo peneirada, os pistaches moídos, o bicarbonato e o fermento. Adicione isso ao creme batido, alternando com o leite, em duas vezes. Coloque nas formas e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até ficar dourado.

