Quiche Lorraine

StockFood_00454189_Layout

Essa semana eu tinha um restinho de bacon na geladeira que sobrou de uma farofa e tava morrendo de vontade de fazer uma receita gostosinha com ele. Não tive dúvidas: ele se transformou no recheio da tradicional Quiche Lorraine, uma receita francesa que é uma delícia e super fácil de fazer! Para quem tá de regime: não é light! Temos manteiga (muita manteiga!) e creme de leite envolvidos! Mas vale pra fazer um lanche no fim de semana pra receber os amigos – assim você não fica com a tentação de comer ela inteira!

Preparados? Anota aí:

Para a massa:

250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
1 ovo
1 colher (chá) de água
sal a gosto
Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a forma
Modo de Preparo

Misture todos os ingrediente numa tigela, até a massa ficar homogênea. Pra quem nunca fez, vai parecer que não vai dar certo, mas fique tranquilo, é só a manteiga derreter um pouquinho com o calor das mãos e ela vai se transformar numa massa linda! Modele uma bola com a massa e embrulhe em filme. Leve à geladeira por no mínimo 10 minutos – ou enquanto o recheio fica pronto. (Também dá pra preparar a massa um dia antes e deixar ela na geladeira por 24hs). O ideal é abrir a massa numa superfície lisa e enfarinhada, com o auxílio de um rolo. Quem não tiver os apetrechos necessários, dá para colocar ela no centro da forma (untada e enfarinhada) e ir abrindo com a mão mesmo, até cobrir todo o fundo e as laterais. Claro que com o rolo a massa fica mais lisinha e homogênea, mas moldar com a mão não vai atrapalhar em nada o resultado final!

Para o recheio:

1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
4 ovos
100 g de bacon em cubinhos
80 g de queijo gruyère (aqui dá pra substituir por qualquer queijo curado)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180° C (temperatura média). Frite o bacon em uma panela antiaderente por uns 3 minutinhos e escorra a gordura. Reserve. Com um fouet (de preferência!) misture os ovos, o leite e o creme de leite, até obter uma mistura homogênea. Tempere com sal e pimenta. Reserve. Rale o queijo no ralo grosso. Reserve. Para a montagem, cubra a massa com o queijo ralado, o bacon e o creme, seguindo esta ordem. Não vale misturar tudo!! Asse por 35 minutos ou até que a superfície fique dourada. Sirva em seguida.

O bom dessa receita é que ela não precisa necessariamente ser servida quente. Dá pra preparar de manhã e servir no fim do dia sem problema nenhum! E é uma delícia!

Anúncios