Panelas de pressão são amigas

panela-de-pressão-sopa

Em tempos de Orkut, eu estaria na comunidade “Tenho medo que minha panela de pressão exploda”. Toda vez que vejo a necessidade de usar a ferramenta, saio de perto da cozinha. Agora, quando frio começa a chegar e vem a vontade de fazer pinhão e sopas, o uso da panela de pressão se torna inevitável.

Sim, ela pode explodir, é um fato. Se ela explodir, você vai se machucar e a sua cozinha vai sofrer terríveis consequências. Como sei que muita gente tem o mesmo medo, fiz uma boa pesquisa e reuni informações para que você fique mais tranquilo quando for usar a panela. Vamos lá:

panela-de-pressão

– Preze pela sua tranquilidade, guarde um pouco mais de dimdim e compre uma panela de qualidade. Procure sempre produtos que tenham o selo do Inmetro.

– Existem várias panelas de pressão com diferentes capacidades. Esses valores devem sempre ser respeitados. Uma panela de pressão muito cheia tem mais chances de entupir a válvula, o que pode prejudicar o funcionamento. Geralmente, a indicação é de que um terço da panela precisa estar livre. Confira sempre o manual.

– Atenção na limpeza evita a maioria dos problemas. Lave bem a borracha de vedação e garanta que a válvula está bem limpa, sem nada obstruindo as saídas de ar. Atenção também ao pino da tampa, que deve estar desobstruído.

– Monte a sua panela com atenção. Confira no manual a forma correta de fechá-la e o posicionamento correto da borracha e da válvula.

– Fique atento ao barulho. Depois de um tempo, a panela deve começar a chiar e soltar vapor pela válvula. Ambos são indicadores de que está tudo certo! Se algum deles for interrompido durante o cozimento, desligue a panela, espere esfriar e confira se a válvula não está obstruída.
Obs: Vapor e fumaça são duas coisas bem diferentes. Se a sua panela estiver soltando fumaça, algo está errado.

– Panela de pressão precisa de atenção e manutenção (festival da rima gratuita). Observe sempre se as bordas estão em bom estado e troque a borracha de vedação caso ela esteja rachada.

– Não gaste gás à toa. Assim que a panela começar a apitar, pode baixar a chama do fogão. A água não vai esquentar mais do que isso.

– Deu tudo certo! Você terminou o seu preparo e a anela não explodiu. Que sensação de vitória! Calma, gente. Muito (MUITO) cuidado na hora de abrir a panela. Depois de desligar o fogo, espere que toda a pressão saia e então abra a panela.

É isso! Com todo o conhecimento adquirido, em breve teremos aqui receitas incríveis feitas com panela de pressão :)

panela-de-pressão-menino

Anúncios