Estômago quentinho: espaguete à carbonara

Eu não sei onde vocês moram (mentira, sei sim por causa do Analytics), mas aqui em Curitiba está um frio terrível. E quando as temperaturas começam a cair, o estômago ronca mais alto e mais vezes ao dia. A gente sente aquela fome incontrolável de algum preparo bem quentinho, geralmente bem gordinho.

Junto com o frio, no entanto, normalmente vem a preguiça, e é nesse momento que você precisa ter por perto receitas fáceis, porém deliciosas, que resolvam a sua situação com amor.

Nesse caso, impossível não citar o carbonara, que une quatro dos mais adoráveis ingredientes: bacon (ou pancetta, cabe ao seu orçamento decidir), alho, ovo e queijo. O prato fica pronto rapidinho e é delicioso. Muita gente tem aquele receio sobre o ovo, pensa que está cru, que vai ter salmonela, mas olha, usando ovos frescos e seguindo a receita, não tem erro: o ovo vai sim cozinhar com o calor do macarrão.

Eu vou colocar aqui uma receita do Olivier Anquier que eu gosto bastante porque ele usa alho, e eu sei que muita gente diz que o ingrediente não pertence à receita original, mas alho a gente usa sempre que der.

Vamos lá!

carbonara

Espaguete à carbonara

300g de pancetta (ou bacon)
1 dente de alho grande, amassado
Azeite
600 gramas de espaguete
5 ovos – para diminuir ou aumentar a receita, considere sempre um ovo por pessoa.
5 colheres de sopa de queijo parmesão e 5 colheres de sopa de queijo pecorino: gente, considere aqui o seu orçamento. Apenas com o parmesão já fica divino, tá?
Pimenta do reino
Sal

Corte a pancetta em pedaços pequenos e reserve. Em um recipiente, coloque os ovos, bata (com a mão mesmo, pode usar um garfo ou um fouet), misture o queijo e pimenta do reino à gosto e bata por mais alguns instantes, até ficar homogêneo. Cozinhe o macarrão. Em uma frigideira quente, coloque um pouco de azeite e frite o alho amassado por alguns minutos. Retire o alho assim que estiver dourado e frite nessa frigideira a pancetta, até que fique dourada e solte a gordura. Leve o macarrão cozido a essa frigideira e mexa. Tire a frigideira do fogo e insira a mistura dos ovos com o queijo e a pimenta. Mexa bem, acerte o sal e sirva bem quentinho.

Quem gosta de vídeos pode ver o Olivier fazendo a receita clicando aqui.

Anúncios